De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MT realiza Assembléia de Saúde Indígena

17/12/2007

Fonte: O DOCUMENTO



Entre os dias 11 e 14 deste mês, mais de 200 índios participaram da III Assembléia de Saúde Haliti - Pareci, realizada na aldeia Formoso, município de Tangara da Serra, em Mato Grosso.

A assembléia intitulada "Qualidade de vida e sinônimo de saúde" abordou temas como o Desenvolvimento Econômico e Social, com base na Organização Mundial de Saúde (OMS), que define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença. Foram convidados para o evento os coordenadores
das ONG´s conveniadas da Funasa, Sérgio Mottada Uniselva e Ivar Bussatto da Operação Amazônia Nativa, além do chefe do Dsei-Cuiabá, Paulo Felix.

O coordenador da associação indígena Halitinã, Genilson Kezomae Paresi, disse que o seu povo está entendendo que fazer saúde não e só "apagar o fogo" em casos emergências. É necessário que a comunidade toda se envolva na busca da saúde de boa qualidade.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.