De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai e índios do ES se reúnem nesta terça-feira em Aracruz

21/01/2008

Autor: Flávia Bernardes

Fonte: Século Diário



Os Tupinikim e Guarani se reúnem nesta terça-feira (22) para cobrar de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) a data que a comunidade terá acesso á verba prometida pelo órgão. E também para saber quando serão liberados os estudos dentro dos 11.009 hectares de terras indígenas sobre as benfeitorias da Aracruz Celulose na região.
A reunião será realizada às 14h na aldeia de Pau Brasil, em Aracruz. Na última sexta-feira (18), os índios e a Funai se reuniram para discutir o problema, mas não houve consenso entre as partes. Neste contexto, os índios vêm impedindo a realização do inventário por técnicos da Funai desde a última terça-feira (15). A proibição se deve a um descumprimento do órgão com a comunidade.
Eles contam que a Funai prometeu aos índios a primeira parcela da verba emergencial para as comunidades assim que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fosse assinado entre os índios e a Aracruz Celulose, mas isso não aconteceu. O TAC foi assinado em novembro de 2007.
Desde lá, a Funai também descumpriu um segundo prazo dado aos índios. A promessa é que o dinheiro (R$ 1 milhão) seria depositado no dia 14 de dezembro de 2007, mas o depósito também não ocorreu. Um terceiro prazo foi marcado para o dia 18 de janeiro, mas também não foi cumprido pelo órgão.
Os índios afirmam que o dinheiro a ser disponibilizado pela Funai diz respeito às necessidades emergenciais da comunidade - até que os projetos para sustentabilidade dos indígenas se iniciem, como alimentação, material escolar, saúde, entre outros.
Enquanto o dinheiro não chega à comunidade, os índios aguardam a resposta da Funai sobre as condições, propostas pela comunidade, para a retirada da madeira da área indígena. Segundo eles, é necessário que a comunidade tenha a segurança de que o acordado entre a Funai e os índios seja cumprido. Neste contexto, os índios propuseram à Funai que um terço da madeira da Aracruz Celulose só seja retirada da área depois do estudo étnico ambiental e da demarcação física. Os outros dois terços só seriam retirados com a conclusão dos estudos, da demarcação física e depois do depósito da verba para a recuperação da área indígena degradada pela Aracruz Celulose.
A Funai se comprometeu a avaliar as condições propostas pelos índios e a enviar uma resposta sobre as cobranças indígenas. A resposta será divulgada nesta terça-feira (22).
Enquanto isso, os índios garantem que não permitirão nenhuma iniciativa da Funai em relação às benfeitorias da Aracruz Celulose dentro da área indígena, antes que o dinheiro das comunidades seja depositado. As portarias que devolvem o território indígena aos seus donos foram assinadas pelo ministro Tarso Genro no dia 27 de agosto 2007 e publicadas no Diário Oficial da União (DIU) no dia seguinte. O TAC foi assinado no dia 12 de novembro de 2007.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.