De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Conflito em terra indígena no Pará termina com prisão de suposto mandante de seqüestro

21/02/2008

Autor: Morillo Carvalho

Fonte: Agência Brasil



O conflito entre índios e colonos que moram próximos à Reserva Indígena do Alto Rio Guamá terminou na madrugada de hoje (21), com a prisão do ex-vereador do município paraense de Garrafão do Norte Manoel Evilásio e outras três pessoas.

Eles resistiam à entrada das polícias Federal, Militar e Civil no povoado de Livramento, onde eram mantidos reféns o filho do cacique Joca Tembé e um enfermeiro que trabalha no Pólo de Saúde de uma das aldeias da reserva.

Manoel é apontado como um dos mandantes do seqüestro do filho do cacique e do enfermeiro.

De acordo com o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Belém, Juscelino Bessa, cerca de 100 pessoas colaboravam com o seqüestro, que teria sido motivado por causa da reabertura de uma estrada nas terras indígenas.

"Havendo uma estrada interna, que foi, na verdade, construída pelos próprios invasores [os colonos], nem nós [da Funai], nem os índios, precisaríamos mais passar pelos vilarejos que ficam nos limites das terras. A estratégia da Funai vai ser garantir essa reabertura", explicou Bessa.

A passagem pelos vilarejos, segundo o administrador, assegura aos colonos a vigilância da área.

Uma das líderes indígenas da reserva, Puíra Tembé, informou que conflitos como esse são comuns em anos eleitorais.

"Eles atuam como laranjas de madeireiros e em conjunto com políticos da região que prometem aos colonos a posse da terra, caso resistam, já que antigamente eles moravam dentro da nossa terra", denunciou.

Bessa concorda com a líder indígena. Segundo ele, o conflito teve viés eleitoral e a pacificação é momentânea. "Essa história não acaba aqui. Estes conflitos são recorrentes, nós estamos apenas em fevereiro, e temos aí sete meses para as eleições. E, logicamente, outros problemas virão à tona. Vamos continuar atuando por aqui", promete.

As lideranças da terra indígena estão reunidas na Aldeia São Pedro, onde devem se encontrar ainda hoje com o procurador-geral da República no estado do Pará, Felício Pontes, para definir uma agenda de ações para desocupação dos colonos da reserva e evitar novas invasões.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.