De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai diz que índios estão na área desde o século 17

01/08/2002

Autor: Daniel Pedra

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



Estudo da Funai (Fundação Nacional do Índio) aponta que os índios Ofaié-Xavantes ocupam as margens do rio Paraná desde o século 17, concentrando-se em meados do século passado na região de Brasilândia. Ainda de acordo com o processo de identificação e demarcação de suas terras da Funai, os indígenas vieram a ser transferidos em 1978 de suas terras para a aldeia Kadwéu, em Bodoquena, pelo extinto SPI (Serviço de Proteção do Índio).
Em 1986, um pequeno grupo remanescente daquela etnia - que chegou a ser considerada extinta na década de 70 - acabou retornado para o município de Brasilândia, encontrando suas terras já ocupadas por fazendeiros. O processo da Funai culminou com a edição da Portaria Funai-264/92, que apontou uma área de 1.937 hectares como de ocupação tradicional dos índios Ofaié-Xavante, entretanto essa demarcação foi contestada pelos então ocupantes das áreas, dando ensejo ao ajuizamento de duas ações judiciais visando à declaração da nulidade da referida portaria
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.