De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF recomenda que Funai assegure posse de área a índios na Paraíba

04/03/2008

Autor: Luciana Melo

Fonte: Ambiente Brasil



O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba fez recomendações para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) promova medidas que assegurem a posse da terra indígena de Monte Mor, no norte do estado. O MPF também determinou que todas as demarcações administrativas da área sejam concluídas em 60 dias.

Com as demarcações, a terra indígena estará pronta para ser homologada. Em dezembro, o Diário Oficial da União declarou a posse permanente da terra de Monte Mor ao grupo indígena Potiguara. E mesmo depois da declaração as terras continuam ocupadas por destilarias e fornecedores que plantam cana-de-açúcar.

Pela recomendação, as terras terão de ser reflorestadas devido ao desmatamento provocado pelo cultivo intensivo da cana. Em caso de eventual pagamento de indenizações a plantadores que atuam na região, o valor do custo de recomposição da área deve ser descontado para financiar a recuperação ambiental.

A Funai tem 30 dias para informar ao Ministério Público as providências adotadas. O MPF também recomendou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)m em conjunto com a Funai, faça o levantamento do impacto ambiental provocado pelo plantio de cana na região. A desocupação dos produtores de cana da região, segundo o MPF, deverá seguir o mesmo molde das desapropriações para a reforma agrária.

A terra indígena de Monte Mor fica no litoral norte do estado, entre os municípios de Rio Tinto e Marcação. Com 7.487 hectares, a área tem perímetro de 62 quilômetros.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.