De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Olhar acreano: o registro da cultura indígena

10/03/2008

Autor: Luciano Tavares

Fonte: Agência de Notícias do Acre




Fotógrafo Odair Leal representa o Acre em exposição com temática indígena no Recife

O repórter fotográfico Odair Leal vai representar o Acre em uma exposição de fotos indígenas no Recife, capital de Pernambuco. O evento acontece no dia 19 de abril, comemorado Dia do Índio, na Universidade Católica daquele Estado.

Odair Leal foi convidado para participar do evento pela fotógrafa e professora da Universidade Católica de Pernambuco (PUC), Renata Victor, que esteve em Rio Branco a convite do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac), durante o I Encontro de Mulheres Jornalistas do Acre, que aconteceu no último fim de semana.

O repórter fotógrafico acreano vai apresentar em sua exposição 25 fotos com molduras feitas de buriti, confeccionadas por pessoas de uma cooperativa que trabalham com a matéria prima na capital acreana.

As imagens que serão levadas por Odair são dos índios Yawanawa, em um registro feito durante o Festival Yawa, ano passado, na Aldeia Nova Esperança.

Ele diz que o convite é uma boa oportunidade não só de divulgar seu trabalho, mas também de mostrar o Acre em outros lugares. O fotografo elogia a iniciativa do Sinjac e diz que o encontro realizado pelo sindicato consegui gerar integração e bons resultados.

Essa é a primeira exposição que Odair realizará fora do Acre. "Estou feliz em divulgar meu trabalho e a cultura acreana. Meu contato com a Renata já é fruto dessa integração que o Sinjac está promovendo. Vou apresentar apenas um pouco de toda a riqueza cultura do povo Yawanawá", comenta o repórter fotográfico.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.