De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

CPI que investiga morte de crianças indígenas desembarca em Imperatriz

23/03/2008

Fonte: Jornal Pequeno



Foi definida para os dias 3 e 4 de abril a vinda ao Maranhão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as causas, conseqüências e os responsáveis pela morte de crianças indígenas, por subnutrição, no Brasil. Entre outros objetos da investigação, a CPI quer apurar a aplicação dos recursos destinados à saúde e alimentação dos índios, pela Fundação Nacional de Saúde.

A CPI foi aberta depois de requerimento dos deputados Sebastião Madeira (PSDB-MA) e Valdir Neves (PSDB-MT). No Maranhão e no Mato Grosso têm sido recorrentes, nos últimos anos, denúncias da morte de crianças índias por desnutrição e outras causas.

Autor e membro da comissão, o deputado Madeira define como graves os problemas a serem investigados. Na avaliação do deputado Madeira o tratamento dado hoje pela Funasa aos índios do Brasil está na contramão da história. "Basta visitar as aldeias para se constatar a precária ou quase nula assistência que os índios recebem na questão saúde. E isso, precisa ser modificado", disse o parlamentar.

A CPI delimitou como período a ser investigado os anos 2005 e 2007. A comissão, instalada em dezembro do ano passado, é presidida pelo deputado Vital do Rego Filho (PMDB-PB) e tem como relator o deputado Vicentinho Alves (PR-TO). No requerimento, os deputados denunciaram a morte de pelo menos 60 crianças e acusam a Funasa de gastos supérfluos. No Mato Grosso e no Maranhão acumulam-se denúncias da morte de crianças índias por diversas causas, incluindo suspeitas de desnutrição. Na semana passada ocorreu em Imperatriz a morte de mais uma criança, desta vez da etnia Krikati.

No cronograma da CPI, que montará a base de trabalho em Imperatriz, além do depoimento de diversas pessoas ligadas à causa indígena, consta a visita a uma das aldeias da região. Os membros da CPI querem ver de perto como vivem e que tipo de assistência recebem as crianças indígenas desta região por parte da Fundação Nacional de Saúde, hoje responsável pela assistência à saúde dos índios.

Questão antiga - Remontam a 2003 as discussões na Câmara dos Deputados sobre as condições de saúde e de nutrição dos índios. O assunto foi, inclusive, avaliado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que apresentou relatório detalhado, com diagnóstico e propostas de solução dos problemas detectados. No Maranhão ocorreram diversos problemas, mas a situação mais grave foi encontrada no Mato Grosso.

Os problemas persistiram, com a ocorrência de várias mortes em Dourados (MS), e a situação chamou a atenção até da Anistia Internacional. (Élson Araújo)

Em Imperatriz deverão ser ouvidos pela Comissão

- Marconi José Carvalho Ramos - coordenador regional da Funasa-MA

- José Leite Piancó Neto - administrador executivo regional da Funai-Imperatriz

- Licínio Brites Carmona - coordenador do Dsei-MA (Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão)

- Gilderlan Rodrigues da Silva - representante do Cimi-MA

- Sônia Guajajara - Coapima

- Lourenço Krikati - Conselho Estadual de Educação Indígena

- Jonas Gavião - etnia Gavião (aldeia Governador)
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.