De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Mozarildo leva apelo do povo de Roraima pelo fim de conflito na reserva Raposa Serra do Sol

03/04/2008

Autor: Elina Rodrigues Pozzebom

Fonte: Agência Senado




A sociedade de Roraima, de maneira pacífica, apela ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que adote as medidas necessárias, junto ao Judiciário, para resolver rapidamente a questão que envolve a reserva Raposa Serra do Sol, na perspectiva de evitar um conflito iminente. O apelo foi feito pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ao ler em Plenário, nesta quinta-feira (3), a chamada Carta de Roraima, assinada pelo governador do estado, José de Anchieta Júnior, e pelos parlamentares municipais, estaduais e federais de Roraima.

A região é palco de conflito desde a demarcação da reserva indígena, em 2005, quando foi determinado que os não-índios habitantes da região, como os produtores de arroz, deveriam deixá-la. Segundo o senador, há inúmeras ações pendentes no Supremo Tribunal Federal questionando essa decisão, tendo recomeçado as desavenças com a retomada da Operação Upatakon III, da Polícia Federal, para a retirada dos não-índios da reserva.

Para tentar resolver o conflito, deverá ocorrer um encontro entre o governador José de Anchieta e o ministro da Justiça, Tarso Genro. Mozarildo também pretende acompanhar o processo de retirada dos não-índios do local, no intuito de "fiscalizar e garantir a prevalência dos interesses nacionais e do povo roraimense", como indicado da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

- Embora descrente da sensibilidade deste governo em relação ao nosso estado, endosso a tentativa do governador de buscar uma saída digna e pacífica para aqueles brasileiros e brasileiras que têm pagado um alto preço por guardarem as nossas fronteiras com seus próprios recursos, sua saúde e suas vidas - disse.

Mozarildo afirmou que existem famílias centenárias residentes na região que foram indenizadas injustamente; outras que não receberam nenhuma indenização; enquanto ainda algumas não foram reassentadas ou o foram de maneira indigna e desumana. O parlamentar reclamou ainda que relatórios e sugestões elaborados por comissões temporárias do Parlamento para orientar a demarcação da região e tentar evitar conflitos entre os indígenas e os demais ocupantes "foram ignorados pelo presidente Lula".
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.