De Pueblos Indígenas en Brasil
Noticias
Indígenas recebem formação
25/08/2002
Fonte: A Crítica-Manaus-AM
Professores indígenas ticuna, que trabalham da 1ª a 8ª série do ensino fundamental no Amazonas, participam desde 16 de julho do Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Nos Estados do Pará, Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina a formação continuada acontece, em datas diferentes, entre 22 de julho e 2 de agosto. São 499 professores e 89 coordenadores fazendo formação em cursos que têm duração entre 33 e 40 horas.
Organizado num conjunto de 12 módulos, o programa é uma proposta de formação continuada objetivando o desenvolvimento de quatro competências profissionais: leitura e escrita, trabalho compartilhado, administração da própria formação, e reflexão sobre a prática pedagógica que visam ao ensino e à aprendizagem nas escolas indígenas.
Em Benjamin Constant, no Amazonas, 250 professores ticuna e 50 coordenadores começaram a formação continuada em 16 de julho. O curso se estende até o dia 26; de 22 a 26 de julho, 19 professores e sete coordenadores fazem o curso em Altamira (PA); de 29 de julho a 2 de agosto, 40 professores participam de curso em Santarém (PA); de 24 a 27 de julho, 67 professores e 12 coordenadores fazem curso em Laguna (SC); de 29 de julho a 2 de agosto, 123 professores e 20 coordenadores fazem o curso em Amambaí (MS).
O programa está estruturado em 12 módulos que serão desenvolvidos em 265 horas. O primeiro é "Para começo de conversa: fundamentos gerais da educação escolar indígena" (23 horas); "Currículo e intencionalidade: o que ensinar e para que ensinar" (10 horas); "Línguas: ouvir, falar, ler, escrever... para quê? como? (24 horas)"; "A matemática nas escolas indígenas" (28 horas); "Cotidiano e história: hoje e ontem" (30 horas); "A geografia" (29 horas); "As ciências naturais" (27 horas); "As artes" (24 horas); "As escolas indígenas e a educação física" (22 horas); "Elaborando o currículo da escola" (19 horas); "Aprendizagem na escola (12 horas) e "Currículo, planejamento e atividades" (17 horas).
Organizado num conjunto de 12 módulos, o programa é uma proposta de formação continuada objetivando o desenvolvimento de quatro competências profissionais: leitura e escrita, trabalho compartilhado, administração da própria formação, e reflexão sobre a prática pedagógica que visam ao ensino e à aprendizagem nas escolas indígenas.
Em Benjamin Constant, no Amazonas, 250 professores ticuna e 50 coordenadores começaram a formação continuada em 16 de julho. O curso se estende até o dia 26; de 22 a 26 de julho, 19 professores e sete coordenadores fazem o curso em Altamira (PA); de 29 de julho a 2 de agosto, 40 professores participam de curso em Santarém (PA); de 24 a 27 de julho, 67 professores e 12 coordenadores fazem curso em Laguna (SC); de 29 de julho a 2 de agosto, 123 professores e 20 coordenadores fazem o curso em Amambaí (MS).
O programa está estruturado em 12 módulos que serão desenvolvidos em 265 horas. O primeiro é "Para começo de conversa: fundamentos gerais da educação escolar indígena" (23 horas); "Currículo e intencionalidade: o que ensinar e para que ensinar" (10 horas); "Línguas: ouvir, falar, ler, escrever... para quê? como? (24 horas)"; "A matemática nas escolas indígenas" (28 horas); "Cotidiano e história: hoje e ontem" (30 horas); "A geografia" (29 horas); "As ciências naturais" (27 horas); "As artes" (24 horas); "As escolas indígenas e a educação física" (22 horas); "Elaborando o currículo da escola" (19 horas); "Aprendizagem na escola (12 horas) e "Currículo, planejamento e atividades" (17 horas).
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.