De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Para governador de Roraima, invasão indígena foi \'ação terrorista\'

06/05/2008

Fonte: Folha de Boa Vista



O governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, caracterizou a invasão indígena ocorrida na segunda-feira (5) em fazenda na reserva Raposa Serra do Sol como uma \"ação terrorista\", e disse que pode ter sido induzida por Organizações Não-Governamentais (ONGs) com interesses nas riquezas da área amazônica.

Após ser questionado se a ação poderia ser realmente caracterizada como terrorista, ele se corrigiu. "Eu não vou dizer terrorismo, mas eu diria insanidade. Parece que queriam criar um fato novo no processo", disse o governador nesta terça-feira (6), lembrando que a questão da revisão da demarcação está sendo resolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com "celeridade".

Ele afirmou que desconhecia os conflitos na região, porque a área não é jurisdição do estado. "Nós nem podemos estar presente nesta área. Quem está lá é a Polícia Federal e a Força Nacional."

Segundo José de Anchieta Júnior, a Polícia Federal deveria ter realizado um trabalho preventivo para evitar o conflito. "Mas não quero culpá-los. A área é muito grande, o número de efetivo é pequeno e realmente não dá pra fazer uma vigilância ostensiva em toda região", disse.

O governo do estado tem debatido a questão da demarcação das terras tanto com as comunidades indígenas quanto com os arrozeiros, segundo o governador. "Eu não estou aqui defendendo interesse de meia dúzia de empresários e arrozeiros não. Eu estou defendendo o interesse do meu estado", garantiu. Da área total de Roraima, 47% já são demarcações indígenas.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.