De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ministro da Cultura Gilberto Gil visita escolas de arte e indígena no Acre

29/04/2008

Autor: Andréa Zílio

Fonte: Agência de Notícias do Acre




Em visita ao Acre, ministro vai à Usina de Arte João Donato e assiste mini-ópera feita pelo alunos

O ministro da Cultura Gilberto Gil chegou em Rio Branco nesta quarta-feira, 30, para lançar programas e projetos que visam o fortalecimento das atividades culturais na região Norte. Na capital acreana ele volta à Usina de Arte João Donato, onde assiste uma mini-ópera feita pelos próprios alunos do lugar.


O ministro assina acordos de cooperação do Programa Mais Cultura. Na oportunidade, Gilberto Gil, entregará um kit do projeto "Arca das Letras" para cinco representantes de comunidades ribeirinhas de Rio Branco. A iniciativa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com o MinC e Ministério da Educação, para o incentivo à leitura no meio rural.

O Programa implanta bibliotecas em assentamentos, comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, de agricultura familiar e em colônias de pescadores. Em todo o país já foram implantadas 4.891 bibliotecas em comunidades rurais de 1.526 municípios.

No Acre o programa é lançado com 300 bibliotecas que começam a ser entregues para comunidades de todo o Estado. "Arca das Letras" é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour, em parceria com a Delegacia do MDA no Acre e com apoio do BID, e atenderá a todos os municípios. São 215 pontos de leitura na zona rural - assentamentos, colocações, comunidades indígenas e ribeirinhas - e 85 pontos de leitura na periferia dos municípios acreanos.

O ministro Gilberto Gil também visitará em Marechal Thaumaturgo, o Centro Yorenka Ãtame - Saber da Floresta, desenvolvido pela comunidade indígena da reserva Ashaninka, que funciona como espaço de formação, educação, intercâmbio e difusão de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais da região do Alto Juruá.

Na ocasião, ele anunciará parceria com a Rede de Povos da Floresta, organização da sociedade civil que desenvolve ações de inclusão digital, de preservação ambiental e defesa dos povos tradicionais em cerca de 200 comunidades.

A parceria prevê o lançamento de 80 prêmios no valor de R$ 15 mil para Povos da Floresta e Culturas Tradicionais. A idéia é apoiar comunidades que ainda não têm estrutura para se tornar Pontos de Cultura, disponibilizando recursos para o desenvolvimento de suas ações culturais. O projeto está em fase de elaboração e deve ser lançado ainda no segundo semestre deste ano.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.