De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
CDH debate demarcação da reserva Raposa Serra do Sol
13/05/2008
Fonte: Agência Senado
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza nesta quarta-feira (14), a partir das 9h, audiência pública para debater a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima. O requerimento da reunião é de autoria do senador Sibá Machado (PT-AC).
"Queremos oferecer à população o debate. O que vem saindo na imprensa brasileira é que rizicultores são as vitimas e os índios são os vilões, mas sabemos que a história prova o contrário", explica Sibá em sua página na Internet.
Foram convidados para a reunião desta quarta, o antropólogo e professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Viveiros de Castro; o especialista em relações com índios isolados, indigenista Sydney Possuelo; a advogava indígena, integrante da delegação brasileira do Fórum Permanente dos Povos Indígenas da ONU, Joênia Batista de Carvalho; o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio de Meira; e o professor de Direito Constitucional da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) César Augusto Baldi.
A reserva Raposa Serra do Sol fica a Noroeste de Roraima, na fronteira com a Guiana e a Venezuela. Possui 1,67 milhão de hectares e é habitada por aproximadamente 15 mil índios das etnias Macuxi, Tauarepang, Patamona, Ingarikó e Wapixana, que ocupam 152 aldeias.
Roraima tem 32 terras reservadas para indígenas, o que corresponde a 46% do território estadual. Essas reservas têm uma população estimada de 40 mil índios, uma das maiores populações indígenas do Brasil.
A audiência da CDH será realizada na Sala 2 da Ala Nilo Coelho.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.