De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios jogam futebol para manter a vigília

20/05/2008

Autor: Hudson Corrêa

Fonte: FSP, Brasil, p. A13



Índios jogam futebol para manter a vigília

Do enviado à Vila Surumu (RR)

Campeonatos de futebol são a arma de índios da Vila Surumu, na reserva Raposa/Serra do Sol, para manter um acampamento próximo à cerca da fazenda do arrozeiro Paulo César Quartiero.
"Com o campo de futebol, ninguém desanima", diz o líder indígena Martinho Macuxi Souza, 37, assistindo anteontem, no acampamento, a uma partida do time da Pedra contra o do Barro. A taça era uma garrafa de Coca-Cola. Martinho diz que o futebol ajuda os índios "a ter paciência" para esperar o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir se os arrozeiros serão retirados da reserva.
O acampamento foi montado em frente à fazenda de Quartiero, o líder dos arrozeiros que ocupam áreas dentro da reserva. Os índios querem a retirada deles .
No acampamento, chamado de "Comunidade Dez Irmãos", em referência índios feridos a tiros no início do mês em confronto com seguranças de Quartiero, há ao menos 150 índios, 52 barracas de lona, uma quadra de vôlei de areia e o campo de futebol. Os jogos ocorrem diariamente. Até a noite, com pouca iluminação, os índios jogam. "É uma forma de manter a vigília [à fazenda]", diz Martinho. (Hudson Corrêa)

FSP, 20/05/2008, Brasil, p. A13
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.