De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Meira diz que viu com revolta agressão de índios contra engenheiro da Eletrobrás

21/05/2008

Autor: Yara Aquino

Fonte: Agência Brasil



Brasília - O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, disse que viu com revolta a agressão dos índios da etnia caiapó ao engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Rezende, ontem (20), em Altamira, no Pará.

"Vi com muita revolta [a agressão], porque acho que não há justificativa, em hipótese alguma, de uso da violência em qualquer hipótese, seja por quem for, seja por branco, seja por índio. O mecanismo para se discutir e debater qualquer ação do Estado, qualquer atitude no regime democrático, tem que se dar pelo diálogo", afirmou.

O engenheiro foi ferido por um golpe de facão no braço depois de uma exposição sobre a construção da Usina de Belo Monte, um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Meira afirmou que a Funai, a exemplo do que já tem feito com outros grupos indígenas, continuará dialogando com os caiapó.

O presidente da Funai deu as declarações ao chegar ao Palácio do Planalto para uma reunião com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source