De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Justiça libera obras na Usina Hidrelétrica de Estreito

23/06/2008

Autor: Sabrina Craide

Fonte: Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br



Brasília - As obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, que fica na divisa entre o Tocantins e o Maranhão, poderão ter continuidade. Foi o que decidiu hoje (23) o desembargador federal Jirair Aram Meguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília.

A decisão é fruto de uma suspensão de liminar pedida pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O empreendimento havia sido paralisado no início do mês pela Justiça Federal do Maranhão, que anulou a licença de instalação da usina e determinou que os estudos de impacto ambiental da obra fossem complementados.

Em sua decisão, Meguerian diz que todos os passos foram cumpridos nos estudos de impacto ambiental e que a paralisação das obras poderá causar prejuízos econômicos. Para ele, o empreendimento tem vital importância para o desenvolvimento da infra-estrutura energética do país.

O desembargador explica, no seu despacho, que a anulação da licença de instalação da usina teve como base suspeitas de parcialidade do Ibama e de pressões do Poder Executivo para que essa licença fosse concedida. "Essas suspeitas não são suficientes para infirmar a presunção de validade desse ato administrativo", disse.

Ele lembrou que qualquer atividade produtiva, principalmente as usinas hidrelétricas, causam impactos ambientais, mas ressalta que o Ibama já realizou os estudos e determinou as medidas necessárias para minimizar esses impactos.

A Usina Hidrelétrica de Estreito deverá gerar 1 mil megawatts e está prevista para ser finalizada em agosto de 2010. O investimento total previsto na obra é de R$ 3,2 milhões. De acordo com o último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as obras estão com 17% de realização.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.