De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Secretário confirma que Polícia Federal acompanhará caso da morte de jovem indígena

27/06/2008

Autor: Ivan Richard

Fonte: Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br



Brasília - O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, confirmou, há pouco, que a Polícia Federal (PF) vai acompanhar as investigações sobre a morte de uma jovem Xavante, quarta-feira (27), no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Barreto disse que o pedido para que a PF acompanhasse os desdobramentos do caso foi feito pela Fundação Nacional do Índio (Funai)

Ele não confirmou, porém, se a PF assumirá a investigação. "Existe uma série de competências concorrentes", disse o secretário, explicando que, por se tratar de uma indígena, a PF pode assumir o caso. No entanto, dependendo de alguns fatores, as investigações, podem ser conduzidas pela polícia local, acrescentou.

Barreto deu as informações ao participar, no Palácio do Planalto, de solenidade de assinatura de convênio para repasse de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para os estados.

Suspeita-se que a jovem, de 16 anos, tenha sofrido violência sexual, segundo informação que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) diz ter recebido da direção do HUB. A adolescente vivia, desde o dia 28 de maio, na Casa de Apoio à Saúde Indígena do Distrito Federal, a cerca de 40 quilômetros de Brasília.

Com problemas neurológicos, a jovem índia, que veio de uma aldeia de Mato Grosso, não falava e se locomovia em cadeira de rodas. Ela estava em Brasília para tratamento no Hospital Sarah Kubitschek.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.