De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Articulação de instituições pode impedir crimes como o da índia xavante, diz secretaria

02/07/2008

Autor: Mariana Jungmann

Fonte: Agência Brasil - www.agencibrasil.gov.br



Brasília - Depois de uma reunião com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), realizada hoje (2), a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), da Presidência da República, pediu que haja diálogo com instituições competentes de modo a garantir "um aperfeiçoamento institucional" para impedir que se repitam crimes como o que matou a adolescente Jaiya Xavante, em Brasília.

A menina, que era deficiente física e estava na cidade para tratamento, foi brutalmente assassinada dentro da Casa de Saúde do Índio, mantida pela Funasa.

Em nota, a SEDH disse que está acompanhando o caso e tem o foco voltado para garantir uma investigação "completa, rigorosa e isenta" do caso. A secretaria também informou que vai estudar uma forma de oferecer medidas de reparação para a família da adolescente xavante.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.