De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Índios e quilombolas vivem ali
22/08/2008
Autor: George Britto
Fonte: A Tarde Online - www.atarde.com.br
A estrada de cinco quilômetros inaugurada em janeiro deste ano ligando o bairro à comunidade de Areia Branca trouxe expectativa de desenvolvimento para o lugar. A Prefeitura de Lauro de Freitas está apostando na ligação para incrementar o comércio - os pequenos comerciantes junto às duas fábricas é que movem a economia local. A estrada encurta em 20 quilômetros o acesso dos moradores à CIA-Aeroporto.
Além disso, há uma perspectiva quanto ao turismo. A região tem atrativos naturais, como as cachoeiras escondidas pelas áreas ainda genuinamente rurais. Dentre as atrações culturais se destacam a Rota do Candomblé e a comunidade de Quimonga, onde resiste a cultura dos quilombolas. A reserva indígena Thá-Fene (que significa Semente da Vida) é outra atração cultural de Vida Nova.
Tribos indígenas - Quingoma é uma comunidade ainda extremamente rural. A luz elétrica chegou há pouco tempo e as ruas ainda são de barro. Até chegar à aldeia das tribos Kariri-Xocó (PE) e Fulni-ô (AL), há uma mescla de casas grandes e casebres favelizados.
Os índios contam com um posto de saúde, bem perto da área de 28 mil metros quadrados da Thá-Fene. Eles vivem há 15 anos por lá, quando o pedaço de terra particular foi doado a eles pelo proprietário, que é fascinado pela cultura indígena. "Tentamos manter nossa identidade, mas convivendo com o mundo de vocês", afirma Wakai, responsável pela aldeia.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.