De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Filme sobre índios guaranis emociona no Festival de Veneza

01/09/2008

Fonte: Yahoo Brasil Notícias - br.noticias.yahoo.com




VENEZA, Itália (AFP) - A luta dos índios guaranis para manter a sua identidade na sociedade brasileira e o desespero que os leva ao suicídio nas reservas onde são forçados a viver emocionou a Mostra de Veneza com "Birdwatchers", que entrou na disputa pelo Leão de Ouro nesta segunda-feira.

Treze dos 21 filmes na competição pelos prêmios que serão entregues no dia 6 de setembro pelo presidente do Juri, o cineasta alemão Wim Wenders, já foram exibidos.

Poucos agradaram nessa 65ª edição, que até o momento se mostrou decepcionante, de acordo com muitos críticos.

Nesta segunda-feira, a animação "Ponyo on the cliff by the sea", do japonês Hayao Miyazaki, recebeu muitos elogios, tanto dos críticos como do grande público, cujas impressões foram reunidas pela revista do festival, a Ciak.

Terceiro dos quatro filmes italianos em competição este ano, que teve uma seleção muito "nacionalista", segundo a revista alemã Der Spiegel -, "Birdwatchers", do ítalo-argentino Marco Bechis, foi bem recebido.

Um barco parado em silêncio em um rio, no coração de uma floresta do Mato Grosso do Sul, próximo à fronteira do Brasil com o Paraguai.

Turistas o observam, de joelhos e em silêncio, um grupo de indígenas que ocupa o barco, rostos pintados de vermelho, arco-e-flecha preparados.

Depois os índios retornam para a floresta, onde recebem uma recompensa por essa pequena apresentação etnográfica, enquanto as pinturas rituais são retiradas dando lugar a jeans e camisetas.

Essa cena inicial dá o tom: "Birdwatchers" mostra o outro lado da exploração, mas também o fascínio recíproco que, na região, liga os guaranis aos descendentes dos colonos, hoje proprietários de vastas plantações de soja transgênica.

O filme acompanha a revolta iniciada pelo chefe Nadio (Ambrosio Vilhalva) que, após o suicídio de dois adolescentes, decide retornar com algumas famílias para a "terra dos ancestrais".

Eles acampam ao longo de uma vasta propriedade de um poderoso fazendeiro e são vigiados dia e noite por um capataz armado.

Evitando qualquer maniqueísmo, Marco Bechis descreve finamente o conflito que se instaura, feito de intimidações e de esquivas, mas também de tentativas de aproximações, em particular a relação entre Osvaldo (Abrisio da Silva Pedro), aprendiz de pajé, e a filha do proprietário.

Bechis mostra o impasse no qual se encontra uma população privada da floresta, hoje em grande parte devastada e ocupada, que permitiria que os indígenas mantivessem sua cultura ancestral.

A música barroca do filme foi composta no século XVIII por um missionário jesuíta que foi para a América cristianizar os guaranis, explicou o cineasta, que realizou pesquisas com a ajuda da ONG Guarani-Kaiowa Survival.

"Os guaranis-kaiowa sobreviveram a um dos maiores genocídios da História", afirmou Marco Bechis, autor em 1999 de "Garage olimpo" que aborda as torturas praticadas pela ditatura argentina (1976-1983).

Nesta segunda-feira, a Mostra exibiu dois outros filmes em competição.

"Milk", dos turcos Semih Kaplanoglu e Melih Selçuk, que conta a vida de Yusuf, um jovem amante da poesia que vive com sua mãe viúva e a ajuda a produzir queijos no campo.

Em ritmo lento, "Milk" não empolgou grande parte dos espectadores.

O norte-americano "Vegas: based on a true story", de Amir Naderi, mostra a decadência de uma família pobre de Las Vegas, convencida de que possui um tesouro enterrado em seu jardim. Essa pequena tragicomédia original seria mais adequada para um curta-metragem, segundo o consenso geral.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.