De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Reunião pretende pacificar relação entre indígenas e produtores

03/09/2008

Autor: Lucia Morel

Fonte: Capital News - www.capitalnews.com.br



A vinda do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira a Mato Grosso do Sul, que seria amanhã, foi adiada para o dia 15 de setembro. O adiamento da visita acontece em um momento em que as demarcações de terras indígenas no Estado sofre pressões de grupos agroindustriais para que sejam paralisadas.

O presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, a par dos conflitos e um dos que, juntamente com o governador André Puccinelli (PMDB), vai recepcionar o presidente da Funai, diz que a reunião com Meira tem o objetivo é pacificar a relação entre índios e produtores rurais.

Ele proporá à Funai a destinação das terras do polêmico reverendo Moon para os índios. O coreano foi investigado por uma CPI do legislativo estadual, que constatou o projeto de formar uma nação estrangeira em Mato Grosso do Sul. A proposta de Jerson Domingos é destinar os cerca de 100 mil hectares do reverendo para os índios.

Segundo o presidente, a reunião do dia 15, contará com um representante da Presidência da República e de membros da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Para o deputado, a disposição da Funai em conversar é um grande avanço, principalmente na busca de uma solução para evitar conflitos no campo. "O conflito não é bom para ninguém, nem para os índios nem para a imagem do Estado", frisou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.