De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Produtores colhem safra de arroz na Raposa Serra do Sol

08/09/2008

Fonte: G1 - g1.globo.com



Agricultores seguem o trabalho após clima tenso com indígenas.
STF adiou decisão sobre demarcação de terra indígena em Roraima.

Enquanto a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, os arrozeiros colhem mais uma safra em ritmo acelerado. Os grãos que foram plantados em maio, no início do inverno, quando as chuvas são mais intensas. Não há data prevista para a retomada do julgamento sobre a área.

A Reserva Raposa Serra do Sol é uma área que foi homologada como terra indígena pelo governo em 2005, mas é ocupada também por agricultores, não índios, desde 1991. A principal atividade agrícola desenvolvida por eles é a produção de arroz. A lavoura ocupa 6,5% do total da reserva que possui 1,7 milhão de hectares.

Enquanto os produtores e índios esperam a decisão do STF sobre a contestação da demarcação, a colheita segue normalmente. "Existe um planejamento estratégico a ser alcançado. E nós já estamos em fase de andamento da produção da lavoura de verão, considerada nossa lavoura principal", explicou a agricultora Isabel Itikawa.

Na fazenda Tatu o agricultor Márcio Eli Barili espera colher 1,5 mil toneladas de arroz nos 230 mil hectares que cultivou. "É uma safra de inverno que a gente costuma plantar. Uma para fazer semente e outra para estar sempre em movimento com os funcionários, não deixar parado e dar continuidade ao trabalho", falou.

Apesar de não ser a safra principal de arroz, o que está sendo produzido vai abastecer o mercado da capital Boa Vista e de outros Estados, como de Amazonas.

A expectativa dos agricultores é que sejam colhidas até o fim do mês 150 mil toneladas de arroz. Quando a colheita de inverno acabar eles já começam a preparar a terra para o cultivo da safra principal, que começa nas próximas semanas.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.