De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Supremo adia decisão sobre RR para julgar ação de 26 anos

18/09/2008

Fonte: OESP, Nacional, p. A13



Supremo adia decisão sobre RR para julgar ação de 26 anos

Mariângela Gallucci

Em manobra que inverteu a fila de votações no Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros adiaram o julgamento sobre a reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, para decidir na próxima semana uma ação menos complexa e polêmica, que definirá os limites da reserva pataxó Caramuru-Catarina Paraguaçu, no sul da Bahia.

Na ação, a Fundação Nacional do Índio (Funai) pede a anulação de títulos de posse concedidos pelo governo da Bahia em áreas da reserva, em benefício de agricultores. Segundo o Ministério Público, a disputa tem provocado conflitos na região.

Tramitando há 26 anos no STF, a ação atrai menos holofotes do que a questão da Raposa, que começou a ser julgada em agosto e já teve um voto a favor dos índios. Na avaliação de integrantes do Supremo, o julgamento deverá ser mais tranqüilo e com menos mobilização dos lados interessados.

Apesar disso, o caso dos pataxós definirá o entendimento da corte sobre temas polêmicos e servirá de base para a decisão sobre os limites e extensão da reserva de Roraima, na fronteira com a Venezuela e Guiana.

OESP, 18/09/2008, Nacional, p. A13
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.