De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai e Cáritas Brasileira constróem escola para índios Tapuia em Goiás

30/10/2002

Autor: (Carmen Lustosa)

Fonte: Site da Funai



A construção da primeira escola da Terra Indígena Carretão terá início no final da próxima semana, informou o administrador da Funai de Goiânia, Edison Silva Beiriz. A obra é resultado de um contrato entre a Diocese de Rubiataba (GO) e a Cáritas Brasileira, organismo de utilidade pública pertencente à Conferência Nacional dos Bispos (CNBB). As negociações foram feitas pelo Reverendo Dom José Carlos de Oliveira, enquanto o projeto foi elabora pela Funai de Goiânia. O custo total do empreendimento será de R$30 mil, uma parte doada pela Cáritas e outra vinda da Funai.

Na aldeia já existe uma escola provisória funcionando em uma pequena igreja. Até o momento apenas uma professora, Maria Aparecida, dá aulas nos três turnos para todas as crianças da comunidade, mas um outro professor está sendo treinado e em breve ajudará na educação dos Tapuia. A comunidade da Terra Indígena Carretão é bem desenvolvida e corresponde bem ao apoio que recebe da Funai e de outras instituições, afirma Edison Beiriz. Além desse, outros projetos são executados com muito sucesso na área, como psicultura, pecuária (também em parceria com a Diocese de Rubiataba) e, em breve, um projeto de apicultura (criação de abelhas), que está em fase de implantação.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.