De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Esporte e cultura reúnem povos indígenas na terra Poyanawa

16/10/2008

Autor: Viviane Teixeira

Fonte: Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br




Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu em uma aldeia

O espírito guerreiro e a união dos povos indígenas foram o diferencial durante a realização do primeiro Jogos da Celebração. Nos dois últimos dias da competição os representantes das etnias participaram de mais duas provas. A do cabo de guerra e da corrida rústica de cinco quilômetros.

A largada para a corrida foi dada em frente a árvore samaúma, localizada no início da aldeia Poyanawa. Aos poucos os competidores foram chegando na Arena Barão. Os primeiros colocados pertencem aos povos Poyanawa, Nawa e Jaminawa. Já na prova de cabo de guerra os vencedores foram os Manshineri e Nawas na modalidade masculino. E no feminino a união dos Shanenawa e das Puyanawas fizeram a diferença.

Para a coordenadora do I Jogos da Celebração e do V Encontro de Culturas Indígenas, Shirley Torres, a realização do evento dentro da uma terra indígena traduziu a vontade das comunidades indígenas, mostrando o compromisso do Governo do Estado em atender as demandas das pessoas dentro daquilo que elas esperam. "Cada vez mais cresce a possibilidade de trazer para as pessoas aquilo que os povos querem". Shirley lembrou ainda que foram quatro dias de celebração, com envolvimento e participação efetiva de mais 500 indígenas e comissão técnica para que os representantes das etnias presentes no Acre pudessem mostrar sua diversidade cultural e interagir através do esporte. "O esporte mostrou mais uma vez sua capacidade de unir os povos. Além de ter demonstrado que é mais uma forma de cultura", destacou a coordenadora.

De acordo com o indígena Isaac Pianko um dos pontos positivos do encontro deste ano foi a realização dos Jogos da Celebração paralelo ao outro evento. "Isso garantiu mais interação entre os povos com brincadeiras relacionadas às tradições". Issac enfatizou ainda a necessidade de uma terra indígena ser o local ideal para o encontro. "Este sim é o ambiente adequado às comunidades".

O quinto Encontro de Culturas Indígenas do Acre e o primeiro Jogos de Celebração foram realizados entre os dias 10 e 14 de outubro na terra indígena Poyanawa. O evento é uma realização do Governo do Estado do Acre, através da Assessoria Especial dos Povos Indígenas (AEPI), Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, Secretaria de Estado de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

"Agora fica a responsabilidade de realizar os demais encontros em terras indígenas e com o mesmo comprometimento e sucesso do que foi realizado este ano".

Rosildo da Silva, uma das lideranças do povo Jaminawa Arara, terra indígena localizada em Marechal Thaumaturgo, destacou a importância do encontro. Para ele esta foi uma oportunidade única de encontrar com as demais lideranças e compartilhar as experiências. "Este momento vai ficar na história dos povos indígenas. Encontrar e reencontrar os parentes é um exercício de manter vivas as tradições", disse ele.

Durante os Jogos da Celebração foram realizadas ainda competições nas modalidades natação, canoagem, arco e flecha, arremesso de lança, além das brincadeiras tradicionais.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.