De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Roteiro leva turistas para conhecer tribos na Amazônia

24/10/2008

Autor: Regina Mamede

Fonte: Agência Amazônia de Notícias - www.agenciaamazonia.com.br




Tour indígena foi lançado esta semana pelo governo do Acre durante congresso da Abav no Rio.

RIO - Que tal se hospedar em uma aldeia indígena e compartilhar de atividades diárias, como caça e pesca, e saborear a culinária de tribos da Amazônia? Vivenciar esse estilo de vida é a proposta de um roteiro turístico lançado pelo governo do Acre no 36º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav), realizado no Rio de Janeiro esta semana.

A idéia surgiu em razão do aumento do interesse de turistas pelas tribos da região. O passeio inclui as aldeias dos Poyanawa, Ashaninka e Yawanawa, as mais estruturadas entre as 14 etnias locais. "Por enquanto, a maioria dos interessados é de outros países, mas queremos despertar a curiosidade dos brasileiros para vivenciar uma experiência diferente. A oportunidade é extraordinária", afirma a gerente estadual de serviços turísticos, Ediza Pinheiro de Melo.

Os próprios índios pediram a ajuda do governo para explorar a atividade. Para facilitar a vida do turista, eles compraram um barco maior para transportar os visitantes e construíram banheiros nas aldeias. Embora o padrão seja rústico, atende a uma preocupação recorrente dos turistas.

Outras opções foram implantadas para conciliar a demanda com um mínimo de conforto, como pousadas próximas das aldeias ou áreas de campings. No entanto, ninguém reclama de impedimentos como deixar de lado qualquer produto industrializado, como xampus e sabonetes para não contaminar os rios.

"Embora, os Yanawa, por exemplo, tenham uma grife de roupas e vendam urucum para uma grande loja nos Estados Unidos, todos os índios têm uma preocupação grande com a preservação da identidade, e é isso que norteia o nosso trabalho", ressalta a gerente de serviços turísticos.

De acordo com Ediza Pinheiro de Melo, o Acre está apostando alto no turismo diferenciado. Viver o dia-a-dia nas aldeias é apenas o produto mais recente. Os Caminhos de Chico Mendes, da Revolução, do Pacífico e da Biodiversidade são outras atrações.

Nesses roteiros, os turistas também têm a opção de conhecer o modo de vida local, a história do estado e a trajetória do ambientalista Chico Mendes. Entrar na floresta com um seringueiro para ver ou participar da coleta do látex e ter uma aula sobre as espécies locais e a importância da preservação ambiental estão entre as atrações.

A estruturação desses roteiros conta com a colaboração do Sebrae no Acre, responsável pela capacitação dos empreendedores locais, em mais uma política de regionalização do turismo.

Serviço:
Sebrae/AC - (68) 3216-2100
Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Acre - (68) 3901-3023
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.