De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Anistia vai investigar confronto entre índios e PF em Buerarema

30/10/2008

Fonte: Correio da Bahia - correio24horas.globo.com




A Anistia Internacional irá investigar o confronto entre índios Tupinambás e policiais federais que deixou 22 feridos na última quinta-feira (23) na serra do Padeiro, em Buerarema, município na região de Ilhéus, a 458 quilômetros de Salvador.

A nota foi divulgada pelo órgão, que luta pelos direitos humanos, nesta terça-feira (28). De acordo com a entidade, será feita uma investigação independente sobre a denúncia de maus-tratos por parte de policiais federais.

A operação tinha como objetivo cumprir três mandados judiciais da Justiça Federal. As ordens indicavam a prisão de Rosival Ferreira da Silva, o cacique Babau, e de seu irmão, Jurandir Jesus da Silva, além da apreensão de armas. Foram usados na ação uma força de 109 policiais, um helicóptero e mais de 30 viaturas.

Entenda o caso

Cerca de 600 nativos vivem na área de três fazendas com cerca de 12 hectares nas serras de Uauá, Olivença e Padeiro. Na tarde de segunda-feira (20), os nativos entraram em confronto com os policiais federais que cumpriam liminar da Justiça que solicitava a reintegração de posse das terras ocupadas pelos índios.

Durante a ação, um índio de 73 anos ficou ferido e foi encaminhado, sem gravidade, para o Hospital Municipal. Na manhã de terça-feira (21), a Polícia Federal cumpriu um novo mandado de reintegração de posse na aldeia.

Cerca de 70 índios pertencentes a 20 famílias da tribo deixaram, então, a aldeia Tucum, em Olivença, distrito de Ilhéus. Os nativos foram para o prédio da Justiça Federal de Ilhéus, a 452 km de Salvador, onde chegaram em três caminhões de móveis.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.