De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios da Aldeia Juçaral aprendem como se prevenir das DST e Aids

04/11/2008

Fonte: O Imparcial - www.oimparcial.com.br



Índios da aldeia Juçaral, localizada na terra indígena Araribóia, no município maranhense de Amarante, participam, desde esta segunda-feira (3), de Oficina de prevenção às DST/Aids promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e da unidade regional de saúde de Imperatriz.

Dos 60 convidados para a Oficina, que se encerra nesta terça-feira (4), cerca de 40 trabalham como agentes de saúde indígena (ASI) na região. A técnica da SES, Sônia Ferreira, coordenadora da atividade no município, contou que os índios estão sendo orientados sobre a necessidade do uso do preservativo.

"As mulheres, por exemplo, têm muitas dúvidas sobre como negociar a camisinha com seu parceiro. O que a gente pretende é sensibilizar os índios sobre a prática do sexo seguro como forma de conter a epidemia entre eles", disse Sônia Ferreira, que é a responsável pela abordagem do tema.

Os dados históricos sobre a infecção no Estado, com ênfase à área onde está situada a aldeia Juçaral, fazem parte da palestra do professor-doutor Istivan Varga, coordenador do Mestrado de Saúde e Ambiente da Ufma. "A ocorrência de casos naquela região está ligada à atividade de extração de madeira e à grande movimentação de caminhoneiros", observou ela, acrescentando que um representante da Funasa falará sobre assistência direcionada à população.

A pauta da Oficina foi definida em consenso com a SES e lideranças indígenas do município de Amarante. Sônia Ferreira informou que a possibilidade de realização da capacitação foi colocada aos indígenas durante a Festa do Moqueado da Aldeia Lagoa Quieta, ocorrida no mês de setembro último.

Durante o tradicional evento, técnicos da SES promoveram uma atividade de prevenção às DST/Aids, com a distribuição de preservativos e de medicamentos. "Os índios sempre se mostram muito interessados nessas capacitações", destacou Sônia Ferreira.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source