De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ednaldo Tembé. Carta aberta II ao Presidente da República Luis Inácio LULA da Silva

17/11/2008

Fonte: Coiab - www.coiab.com.br



Carta aberta II ao Senhor Presidente da República Luis Inácio LULA da Silva

C/ cópia para ONU, OEA, Senado Federal e outros

Prezado Presidente e companheiro de Partido Lula,

Mais uma vez e espero que seja a última para tratar do mesmo tema; venho em nome dos povos indígenas do Estado do Pará, me dirigir a Vossa Excelência para tratar do mesmo assunto ou seja, a política de saúde indígena.

Mais uma vez esse Senhor Ministro da Saúde , se vale de uma reivindicação histórica nossa, para tentar enfiar em nossa goela adentro, um novo modelo de gestão da saúde indígena sem a nossa participação.

Sempre dissemos e as leis nacionais e internacionais nos amparam, de que precisamos participar ativamente nos processos de implantação de quaisquer políticas que nos dizem respeito. Inclusive o Brasil na ONU foi um dois paises que mais brigaram na esfera internacional por estas leis

Vide DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE OS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS no Artigo 19: - Os Estados celebrarão consultas e cooperarão de boa fé, com os povos indígenas interessados, por meio de suas instituições representativas para obter seu consentimento prévio, livre e informado antes de adotar e aplicar medidas legislativas e administrativas que os afetem.)

Estamos cansados de sermos usados apenas como meras figuras decorativas na esfera de controle social e nas decisões que nos afetem.

O que fazem contra nós no Brasil, é inversamente proporcional a toda atenção que o presidente Evo Morales destina aos seus povos indígenas na Bolívia

Se formos fazer um histórico da saúde indígena desde a sua concepção aos dias atuais, eu como Petista tenho vergonha de dizer e comparar o que o Ex presidente Fernando Henrique Cardoso, fez, tratando nossa Saúde com mais Zelo e atenção do que os Ministros de Vossa Excelência. Não temos culpa se as coisas cambam para lados obscuros da corrupção. Quando pipocaram escândalos e mais escândalos envolvendo praticamente todos as pessoas que cercavam vossa excelência. O senhor sugeriu que se mudasse o nosso sistema de Governo? então. Parece que no seu governo o culpado por estarem metendo a mão nos recursos da saúde indígena são índios. Já fizemos varias denuncias e nunca fomos ouvidos. Já demos varias idéias para melhorar e aperfeiçoar o subsistema de saúde indígena, e nunca fomos ouvidos. E somos nós que vivemos o dia a dia do mesmo. Sabemos onde estão os gargalos e onde estão os acertos

Portanto, Que garantias teremos que trocando a forma de gestão o conteúdo que gera corrupção mudará?

Quem são estas pessoas que dizem saber o que é melhor para nossas comunidades?

Estamos cansados de teorizarem a nosso respeito. Basta.

Não tem um único índio ou pessoas indicadas por nós para participar do GT e ainda querem que seja concluído as pressas. Isso não aceitamos.

Lhe digo e lhe aviso, não vai ser do jeito que seus funcionários querem, vai ser da forma que controle social quer , com toda calma e paciência que foram implantadas políticas e normas nacionais e internacionais que nos dizem respeito.

Quantos escândalos envolvendo o SUS pipocaram por ai, e pediram para acabar com o SUS? Culparam os usuários?

Leis existem aos montes para coibir esses desvios.

Ou esse ministro nos respeita ou de lugar a outro. Ou então não use nossas concepções e reivindicações para justificar seus atos, pois isto é pura propaganda enganosa.

Queremos uma secretaria sim, mais só nossa, nada de misturar com outras políticas.

O sentimento de muitas lideranças que confiavam no senhor é de que Entre morrer na Fila do SUS e morrer lutando. Preferimos morrer lutando.

Estamos aberto ao dialogo e queremos participar de qualquer mudança, mesmo que seja para melhor segundo a concepção desse estranho senhor. Para que no futuro não tenhamos que culpar ninguém e sim nós mesmos.

Atenciosamente

Ednaldo Tembé

Liderança Indígena Tembé do Alto Rio Guamá

Conselheiro distrital e

Membro do PT de Santa Luzia do Pará.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.