De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Documentário sobre guaranis é premiado em festival de cinema

26/11/2008

Fonte: Notícias do Ministério Público Federal - www.pgr.mpf.gov.br



O filme, idealizado pelo MPF, foi selecionado na categoria melhor som

O documentário "Ñande Guarani" (Nós, os Guarani), dirigido por André Luís da Cunha a pedido do Ministério Público Federal, recebeu o prêmio de melhor som na 41ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme, que participou da mostra competitiva de longa-metragens (35 mm), trata da integração de políticas públicas entre Brasil, Paraguai e Argentina para a população guarani que vive nos três países.

Com duração de 76 minutos, o documentário mostra a luta milenar desse povo pelo reconhecimento e demarcação de suas terras e das dificuldades que encontram para manter sua identidade cultural, em razão de barreiras burocráticas que os impedem de circular livremente entre um país e outro, como é sua tradição.

"Ñande Guarani" foi idealizado a partir da audiência pública "Guarani Transfronteiriços: políticas públicas e cidadania", realizada em março de 2007 na Procuradoria Geral da República. A 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, por meio do subprocurador-geral da República Eugênio José Aragão, apresentou um pré-projeto do filme à Secretaria de Comunicação (Secom) com o objetivo de reunir no documentário elementos para subsidiar a atuação institucional do MPF na busca de apoio dos países vizinhos para a solução dos problemas daquelas comunidades. O antropólogo da 6ª CCR Marco Paulo Fróes Schettino deu assessoria técnica para a realização do roteiro, produção e finalização da obra.

O documentário foi produzido pela Fundação Padre Anchieta, que tem contrato com a PGR para as produções jornalísticas de TV, e financiado por uma parceria entre o MPF e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci). O filme ainda contou com o apoio institucional da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos Ministérios Públicos do Paraguai e da Argentina.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.