De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Briga por terra também já vitimou índios em Niterói

17/01/2009

Fonte: JORNAL DO BRASIL - RJ



A briga por terras em Niterói não chega a ser uma novidade. Em 18 de julho, uma aldeia indígena com 45 índios chegou a sofrer um atentado na Praia de Camboinhas, região cercada por mansões e prédios de luxo da Região Oceânica de Niterói. O índio Joaquim Karaí Benites sofreu queimaduras de 2º grau. Cinco ocas, a casa de oração e a escola da
aldeia foram totalmente destruídas. Também ficaram inutilizados instrumentos sagrados e manuscritos de um livro que o cacique estava organizando sobre saberes dos antepassados. O atentado aconteceu quando os homens da tribo participavam de uma reunião com membros da comunidade da Serra da Tiririca e pescadores de Itaipu. Quando o incêndio começou, havia apenas mulheres e crianças no local. Segundo eles, o atentado foi provocado por quatro homens armados, que fugiram num Ômega prata com placa de Minas Gerais. Os índios chegaram ao local há oito meses. A tribo já vinha recebendo ameaças desde que se instalou no local.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.