De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ex-reitor da UFSCar aponta caminhos para São Gabriel

14/02/2008

Fonte: Amazonas em Tempo, Meio Ambiente



Ex-reitor da UFSCar aponta caminhos para São Gabriel

O ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), cidade do interior paulista, Newton Lima, esteve em São Gabriel da Cachoeira (a 1.112 km de Manaus) no último fim de semana, a convite do prefeito Pedro Garcia Tariano, para sugerir uma parceria entre os municípios. Lima, que viajou com apoio do Instituto Socioambiental (ISA), estava acompanhado pelo cientista político Alexandre Fuccille, assessor do gabinete do atual prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba (PT/SP).
Um ponto negativo apontado pelo ex-reitor, além dos gravíssimos problemas socioambientais e a baixa arrecadação de impostos do município, foi a pouca experiência da equipe de governo em administração pública como o principal problema a ser enfrentado no curto prazo. Como indicação, Lima enfatizou a realização imediata de convênios com universidades, escolas técnicas e organizações não-governamentais (ONGs). A meta de Pedro Garcia e do vice-prefeito de São Gabriel, André Baniwa, será ainda escapar do assédio de escritórios lobistas, que têm se multiplicado no Amazonas.
Newton Lima enfatizou ainda que parcerias técnicas por meio de convênios com universidades públicas e institutos seriam um meio eficaz e "barato" para elaborar projetos a fim de solucionar problemas como o saneamento básico, que inclui a destinação correta do lixo até a distribuição e tratamento de água. "O departamento de engenharia da USP de São Carlos nos ajudou a resolver o problema da construção do aterro sanitário. Trata-se de um pessoal especializado que elabora projetos a custos baixos, que poderia estar aqui com vocês a pensar numa solução para um aterro sanitário em São Gabriel da Cachoeira. A Embrapa também poderia contribuir, pensando em um modelo de agricultura familiar para a compra da merenda escolar, que pode gerar renda para as famílias", informou Lima.
De acordo com o prefeito Pedro Garcia, o ex-reitor da UFSCar uma possível parceria com São Carlos viria a contribuir com a administração municipal.

Amazonas em Tempo,14/02/2008, Meio Ambiente
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.