De Pueblos Indígenas en Brasil
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Fundação produz cartilha sobre cultura Maxakali
01/04/2009
Fonte: FUNASA - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not171.html
Na opinião do coordenador técnico do Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo (Dsei MG/ES), Roberto Carlos de Oliveira, para os indígenas da etnia Maxakali, no leste de Minas, tão importante quanto o acesso às informações e os conhecimentos divulgados pelos técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), é a participação de todos, técnicos e profissionais de saúde, envolvidos com atenção à saúde indígena.
Com esse objetivo foi produzida pelo Projeto Vigisus II/Funasa, Subcomponente 2 - Iniciativas Inovadoras, Área de Intervenção Saúde Mental, uma cartilha que retrata, de forma tradicional e bastante acessível, a importância do conhecimento da cultura dos índios Maxakali a respeito do parto e do resguardo da mãe e do pai.
Ele acrescentou, ainda, que a finalidade é mostrar a cultura do grupo e o que se deve ou não fazer nas situações que se apresentam no cotidiano, dentro e fora das aldeias. A cartilha é o desdobramento do sonho de professores indígenas dessa etnia que, juntamente com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), retratou no livro Hitupmã'ax - Curar, a cultura Maxakali.
Com esse objetivo foi produzida pelo Projeto Vigisus II/Funasa, Subcomponente 2 - Iniciativas Inovadoras, Área de Intervenção Saúde Mental, uma cartilha que retrata, de forma tradicional e bastante acessível, a importância do conhecimento da cultura dos índios Maxakali a respeito do parto e do resguardo da mãe e do pai.
Ele acrescentou, ainda, que a finalidade é mostrar a cultura do grupo e o que se deve ou não fazer nas situações que se apresentam no cotidiano, dentro e fora das aldeias. A cartilha é o desdobramento do sonho de professores indígenas dessa etnia que, juntamente com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), retratou no livro Hitupmã'ax - Curar, a cultura Maxakali.
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