De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Quartiero diz que prazo para desocupação das terras é impraticável

06/04/2009

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=59415




Para o produtor rural Paulo César Quartiero o prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a retirada de não-índios da reserva indígena Raposa Serra do Sol é impraticável. Ele reforçou essa opinião durante entrevista ao programa Agenda da Semana, na Rádio Folha (AM 1020), na manhã de ontem.

"É evidente que o prazo é inexequível e dissemos isso para o presidente do TRF-1 [Tribunal Regional Federal da 1ª Região], Jirair Aram Meguerian, em reunião no decorrer dessa semana", frisou Quartiero.

Ele ironizou dizendo que a menos que o ministro Carlos Ayres Britto, relator do processo no Supremo e responsável pela operacionalização da desintruzão junto com Jirair, seja um 'substituto de Deus', é impraticável fisicamente executar a saída. "Temos obrigação de sair e já estamos fazendo isso, mas dessa maneira é inexecutável", garantiu.

Quartiero admitiu que os produtores da região se comprometeram, quando da judicialização do processo, acatar a decisão vinda do STF e alegou ter obrigação moral de cumprir, mas reafirmou não concordar com o resultado em torno da questão. "Acho que rasgaram e pisaram na Constituição brasileira. Ali o STF se suicidou como ente com credibilidade. Por outro lado, quando vejo a visita do deputado Aldo Rebelo (PC do B/PS) a Roraima e a posição do ministro do Supremo, Marco Aurélio de Mello, sinto que nem tudo está perdido e que ainda existem brasileiros que honram a nacionalidade", ponderou.

O produtor voltou a criticar a logística da desocupação e citou o caso do transporte de animais, que possui uma série de peculiaridades, e da lavoura, que até a colheita, marcada para o mês de maio, precisa de profissionais qualificados para proceder a irrigação e o controle de pragas. "Na Lei Agrária, constitui crime interromper a produção agrícola, por que a produção de alimentos é necessária para a população, e ainda mais em Roraima, onde temos o pior índice de segurança alimentar do Brasil", argumentou.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.