De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Demarcação da Raposa Serra do Sol é uma fraude, diz Mozarildo

04/04/2009

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=59324




"A demarcação da Reserva Raposa Serra do Sol é uma fraude, um crime do começo ao fim. Começa pela manipulação de aldeias que não existiam e aí foi se preenchendo a reserva com aldeias fictícias". A afirmação é do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB), em discurso na tribuna do Plenário.

Conforme ele, a imagem repassada à sociedade é de que apenas "meia dúzia de arrozeiros" devem desocupar a área, quando a verdade são cerca de 500 famílias, muitas das quais foram formadas a partir do casamento entre indios e não-índios, com filhos nascidos na região. "É importante que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região procure executar essa medida [de desintruzão da área] com cautela, equilíbrio e justiça, pois não são animais, são pessoas, com sentimentos e com raízes naquel local, que estão sendo enxotadas de suas terras", argumentou.

Mozarildo criticou ainda a falta de definição de critérios por parte dos órgãos que têm que operacionalziar a retirada e mencinou o caso dos filhos de índios com brancos, nascidos dentro da reserva indígena, mas com pele branca. "É um absurdo que filho de indígena não possa ficar por causa da pele. O Supremo Tribunal Federal tem que decidir como será feito o procedimento em relação a essas pessoas que lá nasceram e lá estão há 30 anos. Isso que se está fazendo é um verdadeiro absurdo. É uma malvadeza", argumentou.

Ele aproveitou para defender uma norma que defina definitivamente como devem ser as futuras demarcações no Brasil e salientou que são necessárias regras que delimitem linhas gerais de uma política de Estado e "não de governo", o que o senador acredita estar acontecendo no caso da Rapoa Serra do Sol.

ARTIGO - Na sessão da quinta-feira, 02, Mozarildo Cavalcanti usou a tribuna da Casa para ler o artigo intitulado 'O erro em Roraima', escrito pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP) e publicado na edição do úlitmo domingo no jornal O Estado de S. Paulo, no qual este contesta a decisão do Supremo em ratificar a demarcação de forma contínua da reserva Raposa Serra do Sol.

No artigo, Aldo Rebelo defende a aprovação de um projeto, de sua autoria, em conjunto com o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), o qual determina que as homologações das demarcações efetuadas pelo Poder Executivo sejam feitas pelo Congresso Nacional.

Mozarildo lembrou ter apresentado em 1999 uma proposta de emenda à Constituição (PEC) de teor bastante semelhante, que chegou a iniciar sua votação em Plenário mas voltou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) por pedido do então líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP). A PEC, que tem voto favorável do relator, senador Valter Pereira (PMDB-MS), determina que o Senado Federal examine as demarcações feitas pelo governo.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.