De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ação Global da Unigran comemora o Dia do Índio nas aldeias

21/04/2009

Fonte: Dourados News - http://www.douradosnews.com.br/leitura.php?id=9042



O vice-governador Murilo Zauith, presidente de honra da Unigran, falou da importância de a comunidade acadêmica contribuir com ações na área indígena de Dourados. Uma grande festa no sábado reuniu centenas de indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó no Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) da Unigran. A comemoração alusiva ao Dia do Índio, 19 de abril, foi coroada pela diversidade de atividades realizadas num só lugar. Atendimento em áreas da saúde, brincadeiras, orientação jurídica e tratamento de animais domésticos estiveram ao alcance dos indígenas através do projeto "Unigran vai a comunidade".

As atividades foram realizadas no NAM Jaguapiru, amplo espaço aconchegante com salas acomodadas. O local conta ainda com campo de futebol, quadra de vôlei de areia e bosque. A festa encerrou as atividades do V Seminário Indígena da Unigran, que durante uma semana debateu a identidade, realidade e perspectiva dos povos indígenas de Dourados.

O Grupo da Casa de Reza dona Teresa fez a benção das atividades de integração entre comunidade universitária e indígena, na solenidade de abertura. Pró-reitores, diretores de faculdades e coordenadores de cursos acompanharam a festa comemorativa. A presidente da Ong Amigo do Índio, Érika Kaneta Ferri, entidade que promove ações na área indígena de Dourados com apoio de entidades, destacou a importância dos acadêmicos poderem levar o conhecimento da faculdade para dentro da aldeia. Ela frisou a Unigran como o maior parceiro na promoção de qualidade de vida nas áreas da saúde e educação.

O presidente de honra da Unigran e vice-governador Murilo Zauith direcionou sua fala aos acadêmicos e professores. Com a proximidade das Aldeias, da cidade de Dourados, mencionou que é dever de todos, como seres humanos, dar atenção à comunidade indígena. "Da mesma maneira que vocês chegaram à universidade, tiveram a oportunidade de fazer um curso universitário, os índios também devem ter esse direito, de ser profissionais e competirem no mercado de trabalho igualmente", disse Zauith.

Em dez anos, a Unigran graduou 52 indígenas por meio de um projeto inovador. Convênio com a Funai, a instituição criou o Programa de Apoio ao Estudante Indígena (PAEI), que oferece bolsas de estudos àqueles que ingressam pelo vestibular. Vários profissionais estão formados na área da saúde, educação, exatas, inclusive o primeiro advogado graduado do país estudou na UNIGRAN.

"Queremos dar oportunidades a todos. O NAM foi construído com o objetivo de aproximar a universidade dos indígenas. As crianças desde cedo devem ficar habituadas ao meio acadêmico, para quando forem jovens terem o interesse de fazer uma faculdade. Outro fator importante é a integração com os não-índios. Isso ajuda a enfrentarem o mundo lá fora, poder se relacionar com todas as pessoas" ressaltou Murilo Zauith , que há dez anos atrás construiu o NAM, para desenvolver atividades de promoção a saúde e educação dos índios. A UNIGRAN é a única instituição de ensino superior do país a construir centro de convivência em área indígena.

Os núcleos da Unigran estão presentes nas aldeias Jaguapiru e Bororó. A indígena Edna de Souza, coordenadora do núcleo Bororó, destacou a importância dos alunos na aldeia. "Posso me orgulhar ao dizer que nesses dez anos conseguimos ter uma visão diferente depois da inserção da UNIGRAN junto à comunidade indígena. Sabemos que o trabalho é ainda pequeno diante das necessidades e problemas sociais que temos, mas o que foi e está sendo desenvolvido aqui é muito valioso", disse ela, abrindo o convite aos estudantes a serem amigo do índio, conhecer de perto a realidade da aldeia.

O coordenador do NAM Jaguapiru, Fernando da Silva Souza, falou que os esforços somados para atender a comunidade indígena através dos projetos de extensão da UNIGRAN contribuem para o desenvolvimento intelectual e social dos índios. Ele é formado em Administração Rural na instituição.

Durante todo dia a diversão tomou conta de todos que participaram da festa. O ônibus da UNIGRAN foi buscar os indígenas que moram mais distante. Cada curso da Unigran fez atendimento dentro da sua área de atuação.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.