De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

CRAS Indígena e Bolsa família realizam reunião sócio-educativa

23/04/2009

Fonte: Douradosagora.com - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=251190




A Secretaria Municipal de Assistência Social organizou uma reunião com todas as famílias selecionadas nos projetos sociais do município como o Bolsa Família, do Governo Federal e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) das aldeias Jaguapiru e Bororo, mantido pela Prefeitura de Dourados.
O encontro que surgiu de um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde tratou de ações sócio-educativas que priorizam a melhoria das condições de vida da população de baixa renda em Dourados.

Durante a reunião, as famílias selecionadas nos programas sociais em parceria com os Governos Municipal, Estadual e Federal, receberam orientações e dicas de saúde, higiene, qualidade de vida que partiram de profissionais envolvidos nestes projetos como nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros. O encontro também teve a participação de acadêmicos destas áreas que realizam estágios práticos, assistindo de perto estas pessoas.

Na oportunidade, foram ministradas palestras de diversos temas entre eles; alimentação saudável, saúde da mulher, planejamento familiar e tabagismo. Além das informações como forma de prevenção, foram distribuídos materiais educativos que possam servir como suporte no cotidiano das famílias incluídas nos programas assistenciais do município.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Dourados, Itaciana Pires Santiago, o CRAS é considerado a porta de entrada para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Dourados foi criado o primeiro centro de referência destinado exclusivamente a uma população indígena no país onde estão concentradas três etnias: Guarani, Kaiowa e Terena.
Já o Bolsa Família é um programa de transferência de renda às famílias que se encontram em situação de pobreza. O projeto visa assegurar o direito a todo o ser humano á uma alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional.

De acordo com o coordenador do Bolsa Família em Dourados, Marcos de Souza, o projeto contribui para a erradicação da pobreza e para a conquista da cidadania a uma parcela da população que está mais sujeita à fome, em função do alto nível de miséria no Brasil. Ele disse também que somente na Reserva Indígena, são atendidas cerca de três mil famílias.

Souza, reafirmou o compromisso que a atual administração tem com o povo indígena e lembrou também da importância das reuniões educativas para o avanço dos programas sociais. Para o coordenador, palestras como as que foram ministradas neste encontro colaboram para o bem estar, para a qualidade de vida e conseqüente para a diminuição de doenças entre as comunidades mais carentes..
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.