De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Partindo para a criação

29/12/2002

Fonte: A Crítica-Manaus-AM



Algumas tribos sateré-maué estão aprendendo a lidar com a bovinocultura. Trata-se de um projeto da Fundação Nacional do Índio (Funai) com vistas a combater a escassez da alimentação básica do índio. Semana passada, cabeças de boi foram distribuídas pelas aldeias para começar a criação, embora o projeto receba algumas críticas dos próprios índios.

O chefe do posto da Funai em Ponta Alegre, o índio sateré Artur Batista Oliveira, 38, diz que o projeto de bovinocultura não atende às necessidades mais imediatas dos índios hoje. Para ele, o melhor seria a piscicultura, que conta com uma reprodução mais rápida. "Mesmo trabalhando para a Funai não posso deixar de fazer críticas. A piscicultura só traria vantagens para os índios. Não teríamos preocupação com desmatamento e poderíamos trabalhar com o repovoamento dos rios", sugere Oliveira.

A alimentação das tribos indígenas do rio Andirá, segundo o chefe do posto da Funai, é o que se pode chamar de "incerta". "Você nunca tem certeza do que vai comer em um dia", ele explica o que a índia Elisabete Ferreira Reis, 23, estava vivendo naquele dia com suas três filhas. Já era o final da tarde, o marido ainda não havia voltado da pesca. "Ontem, ainda deu pra fazer feijão. Mas hoje não tem mais nada, nem arroz", contou Elisabete, dizendo que a filha mais velha é a que mais reclama da fome. "Tenho que explicar pra ela que o pai delas está tentando trazer comida." Quando o marido não consegue pescar nada, as crianças vão atrás de alguma manga que esteja madura.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.