De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Coral indígena será ampliado para mais duas escolas

23/07/2009

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/



Recomeçam na segunda-feira, 27 as aulas do projeto Coral Cantos da Terra, desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista nas comunidades indígenas do município. A iniciativa musical será ampliada neste semestre, com a implantação de núcleos nas comunidades Lago Grande e Milho.

A Prefeitura já mantém corais nas comunidades Campo Alegre, Vista Alegre, Serra da Moça e Serra do Truaru. Hoje são atendidas 147 crianças e adolescentes de 10 a 18 anos.

Para implantar os novos corais, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SMDS), composta por cinco músicos, fará a avaliação das vozes dos candidatos. Também serão definidos os dias e o melhor horário dos ensaios.

Nas aulas, as crianças e adolescentes estudarão técnicas de canto coral, de respiração e afinação, além de disciplina e a trabalhar em grupo. Inicialmente vão aprender a cantar cinco músicas, sendo três em português e duas em macuxi.

Os ensaios do projeto Coral Cantos da Terra acontecem de segunda a sexta-feira, em dias alternados. A intenção é implantá-lo nas 15 comunidades indígenas do Município de Boa Vista.

Para auxiliar na preparação vocal dos coralistas, a Prefeitura também implantará as aulas de língua macuxi. As atividades enfocarão a conversação, já que a parte gramatical já é aprendida na grade escolar.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.