De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PF prende acusado de tentar subornar fiscal do Ibama no MA

23/07/2009

Fonte: Globo Amazônia - www.globoamazonia.com




A Polícia Federal prendeu em flagrante um homem acusado de tentar subornar o coordenador do Ibama em uma operação de fiscalização no oeste maranhense. O suspeito havia tido um caminhão com carga de madeira ilegal apreendido pela fiscalização e fez contato com o coordenador do Ibama por telefone, oferecendo dinheiro pela liberação do veículo.

Segundo o Ibama, o coordenador comunicou a oferta à PF e marcou encontro com o pretexto de receber o suborno. Os policiais prenderam o suspeito no momento da entrega da quantia, dentro de uma viatura do Ibama. Ele foi encaminhado à delegacia de Santa Inês, a 240 km de São Luís. A pena para corrupção ativa, informa o órgão ambiental, é de até 12 anos de reclusão.

Nesta operação no Maranhã atuam em conjunto a PF, o Ibama, a Força Nacional de Segurança, e a Polícia Rodoviária Federal. O Exército e o governo estadual também apoiam as ações.

A operação combate crimes ambientais e outras irregularidades na região da Reserva Biológica de Gurupi, e nas Terras Indígenas Awa-Guajá, Caru, Alto Turiaçu e Araribóia. A região é uma das mais críticas da Amazônia em relação a desmatamento e exploração ilegal de madeira. Os índios locais têm seu modo de vida ameaçado pelo avanço da exploração de madeira e do desmatamento ilegal. Além dos crimes ambientais, há plantio de maconha na área.

Desde o início da operação, no dia de 13 julho, foram aplicadas 34 multas ambientais e três serrarias foram embargadas. Foram apreendidos ainda 17 caminhões com produtos florestais ilegais, como 314 metros cúbicos de madeira serrada e 16 metros cúbicos de toras, além de 60 metros cúbicos de carvão.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source