De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Operação Atarawaca/Arco de Fogo apreende 15 caminhões em um final de semana no MA

03/08/2009

Autor: Christian Dietrich

Fonte: Ibama - www.ibama.gov.br



Desde sábado (1º de agosto) duas barreiras de fiscalização montadas pela Operação Atarawaca/Arco de Fogo nas localidades de Estaca Zero e Vitória do Mearim, no oeste do Maranhão, resultaram na apreensão de 15 carretas que transportavam ilegalmente madeira serrada. As barreiras funcionam 24 horas para coibir o transporte ilegal de madeira, que muitas vezes é proveniente de unidades de conservação e Terras Indígenas na região. Somente no final de semana, as multas aplicadas superam os R$ 90 mil e foram apreendidos de cerca de 300 m³ de madeira serrada.

O Ibama, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional de Segurança trabalham em conjunto na operação Atarawaca/Arco de Fogo, que combate o desmatamento e a exploração ilegal de madeira no Maranhão, na região da Reserva Biológica de Gurupi e das Terras Indígenas Awa-Guajá, Caru, Alto Turiaçu e Araribóia, onde o avanço dos crimes ambientais ameaça populações indígenas e a integridade da unidade de conservação.

Desde o início da operação, no dia 13/7, foram efetuadas oito prisões, sendo duas pela apresentação de documentos ideologicamente falsos que servem para acobertar o transporte de madeira explorada ilegalmente, uma por tentativa de corrupção ativa contra fiscal do Ibama e cinco por caça ou comércio de carne de animais silvestres.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.