De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Comunidades Indígenas debatem educação escolar
24/08/2009
Autor: Viviane Teixeira
Fonte: Agência de Notícias do Acre - http://migre.me/5Ooc
Propostas serão apresentadas durante etapa nacional do encontro
Lideranças indígenas, professores e representantes de instituições governamentais e de indigienistas estão reunidos em Plácido de Castro para participar da etapa regional da primeira Conferência Nacional, com o tema "Educação Escolar Indígena: Gestão Territorial e Afirmação Cultural". No período de 23 a 27 deste mês, estão sendo realizados debates e reflexões sobre as diretrizes da educação indígena nas comunidades do Acre e do sul do Amazonas.
Uma das questões em pauta refere-se ao decreto presidencial assinado em maio deste ano que define a Educação Escolar Indígena em Territórios Etnoeducacionais. A proposta inicial do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, é de que o Acre incorpore mais oito etnias do Amazonas em seu território etnoeducacional.
Para facilitar a dinâmica do debate, as exposições estão sendo norteadas por eixos temáticos como educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas, práticas pedagógicas indígenas, políticas, gestão e financiamento da educação escolar, e participação e controle social.
De acordo com a coordenadora da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação, Socorro Oliveira, a conferência permite o aprofundamento do diálogo sobre as questões relacionadas ao tema nas comunidades indígenas. Segundo ela, várias ações estão em andamento para garantir o acesso a um processo educacional diferenciado e de qualidade que atenda as demandas das comunidades indígenas. "O Governo tem investido na qualificação dos professores indígenas, construção de escolas e também com a produção de materiais."
Um dos líderes indígenas do povo Ashaninka, Isaac Pianko, destacou a importância da conferência como um momento de reflexão sobre a trajetória da educação escolar indígena, além de fomentar a discussão relacionada aos conhecimentos tradicionais e culturais. "A ideia não é criar uma nova estrutura, e sim reestruturar os entendimentos sobre o tema." Pianko salientou ainda que o povo Ashaninka reconhece a educação escolar, mas que integra os conhecimentos ao sistema próprio de ideologias. "A escola é fundamental para a interação com o mundo externo, através da leitura e escrita, que auxiliam na formulação de documentos."
As proposições levantadas durante o encontro serão levadas à apreciação durante a Conferência Nacional, momento em que, a partir das reflexões e discussões das etapas locais e regionais, os delegados elegerão um conjunto de compromissos compartilhados para orientar a ação institucional visando o desenvolvimento da Educação Escolar Indígena.
Lideranças indígenas, professores e representantes de instituições governamentais e de indigienistas estão reunidos em Plácido de Castro para participar da etapa regional da primeira Conferência Nacional, com o tema "Educação Escolar Indígena: Gestão Territorial e Afirmação Cultural". No período de 23 a 27 deste mês, estão sendo realizados debates e reflexões sobre as diretrizes da educação indígena nas comunidades do Acre e do sul do Amazonas.
Uma das questões em pauta refere-se ao decreto presidencial assinado em maio deste ano que define a Educação Escolar Indígena em Territórios Etnoeducacionais. A proposta inicial do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, é de que o Acre incorpore mais oito etnias do Amazonas em seu território etnoeducacional.
Para facilitar a dinâmica do debate, as exposições estão sendo norteadas por eixos temáticos como educação escolar, territorialidade e autonomia dos povos indígenas, práticas pedagógicas indígenas, políticas, gestão e financiamento da educação escolar, e participação e controle social.
De acordo com a coordenadora da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação, Socorro Oliveira, a conferência permite o aprofundamento do diálogo sobre as questões relacionadas ao tema nas comunidades indígenas. Segundo ela, várias ações estão em andamento para garantir o acesso a um processo educacional diferenciado e de qualidade que atenda as demandas das comunidades indígenas. "O Governo tem investido na qualificação dos professores indígenas, construção de escolas e também com a produção de materiais."
Um dos líderes indígenas do povo Ashaninka, Isaac Pianko, destacou a importância da conferência como um momento de reflexão sobre a trajetória da educação escolar indígena, além de fomentar a discussão relacionada aos conhecimentos tradicionais e culturais. "A ideia não é criar uma nova estrutura, e sim reestruturar os entendimentos sobre o tema." Pianko salientou ainda que o povo Ashaninka reconhece a educação escolar, mas que integra os conhecimentos ao sistema próprio de ideologias. "A escola é fundamental para a interação com o mundo externo, através da leitura e escrita, que auxiliam na formulação de documentos."
As proposições levantadas durante o encontro serão levadas à apreciação durante a Conferência Nacional, momento em que, a partir das reflexões e discussões das etapas locais e regionais, os delegados elegerão um conjunto de compromissos compartilhados para orientar a ação institucional visando o desenvolvimento da Educação Escolar Indígena.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.