De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Juventude participativa, cidadania garantida

17/12/2009

Fonte: Cimi - http://cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4343&eid=342



Jovens Indígenas dos povos Pataxó, Tupinambá de Olivença e Pataxó Hã-Hã-Hãe da Bahia, Tupinikim e Guarani do Espirito Santo e Pataxó de Minas Gerais se reuniram na Aldeia Pau Brasil, do Povo Tupinikim no município de Aracruz no Espírito Santo, entre os dias 04 a 06 de dezembro de 2009, para discutirem suas realidades, lutas e sonhos.

Durante estes três dias, os jovens indígenas presentes no evento buscaram o objetivo de criarem uma maior conscientização do seu papel no fortalecimento de suas organizações, ampliando os espaços de participação e articulação de suas lutas. E através de uma metodologia interativa e de bastante troca de experiência, concretizaram os objetivos específicos do encontro que eram: garantir a união e a integração dos jovens a fim de mostrar que são capazes de elaborar e desenvolverem seus projetos; ampliar a participação dos jovens na organização das comunidades; contribuir nos programas desenvolvidos nas comunidades indígenas; conhecer e valorizar o conhecimento tradicional dos povos indígenas; construir uma juventude organizada e consciente de seu papel na luta pelos seus direitos e de seus povos.

Tendo como tema motivador "Juventude organizada, Cidadania Garantida" eles realizaram diversas oficinas: "Terra, produção e sustentabilidade para a juventude", "Juventude, sexualidade e saúde", ''Juventude, cultura e mundo moderno", "Organização, formação e cidadania superando a desigualdade na diversidade". O documento final do encontro dá um pouco a dimensão das discussões e do nível de aprofundamento do evento e do resultados destas oficinas. Vale ressaltar também o intenso clima místico e de profunda alegria produzido pelos jovens desde o primeiro dia.

A delegação da Bahia, formada pelos Pataxó Hã-Hã-Hãe, Tupinambá de Olivença e Pataxó do Extremo sul teve um grande destaque, primeiro pela quantidade de jovens que levaram (45), depois pela experiência que puderam socializar no Seminário, a partir dos vários seminários que já realizaram. Destaque também para os caciques jovens que se fizeram presente no encontro, Romildo (Pataxó de Minas) e Marcos (Pataxó da aldeia Pequi Na Bahia).

A participação das lideranças Tupinikim de Pau Brasil, apoiando e incentivando o evento, e a organização promovida pela equipe de coordenação dos jovens Tupinikim para um evento desta proporção deve ser destacada e parabenizada.

Antenados com as lutas dos povos indígenas no Brasil o Documento Final, principalmente nas suas reividicações, e a moção ao povo Tupinambá, demonstram o grau de Participação da juventude indígena presente no seminário.

Por fim, podemos afirmar com toda convicção que os objetivos estabelecidos para o Seminário foram alcançados na sua totalidade. E que, portanto, a garantia de uma cidadania plena para estes povos se concretiza mais plenamente quando a JUVENTUDE É PARTICIPATIVA.

Equipe Itabuna
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.