De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios ameaçam acampar no CCBB até que Lula os receba

19/01/2010

Autor: Luiza Seixas

Fonte: Correio Braziliense - http://migre.me/gZOt



Além de ignorarem o prazo da Justiça para que deixassem a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, até as 17 horas de ontem, os índios acampados em frente ao edifício-sede da fundação afirmam que começam hoje uma manifestação em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), local onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está despachando, por conta das obras no Palácio do Planalto. O protesto, que reúne em Brasília, desde o dia 11, índios de mais de 15 tribos, é contra o decreto que reestrutura a Funai e, segundo eles, acaba com administrações e postos do órgão que atendiam às demandas das comunidades indígenas. Eles afirmam que a decisão foi tomada pelo presidente da fundação, Márcio Meira, sem ouvir a opinião dos índios e, agora, querem conversar com Lula para pedir a revogação do decreto.

"Decidimos permanecer na Funai e acampar em frente ao CCBB até que o presidente Lula nos receba. Queremos mostrar a ele as negativas consequências que esse decreto trouxe para os indígenas. Nós não teremos mais as nossas demandas atendidas", martela o representante Jeremias Xavante, que destaca ainda que as tribos querem a saída imediata de Márcio Meira.

Na última quarta-feira, o assessor da Secretaria Nacional de Articulação Social da presidência, Manoel Messias, recebeu os índios e anotou todas as reivindicações feitas por eles. Segundo Jeremias, ele ficou de passar para o presidente Lula e combinar o encontro, mas a data ainda não foi marcada.

Em relação à desocupação da Funai, Xavante disse que eles vão continuar negociando com a Justiça sobre a ordem de liberar o prédio. A tentativa de retirá-los do local já havia sido feita na sexta-feira, mas uma negociação permitiu a permanência de todos.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.