De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Na trilha dos isolados

01/12/2009

Autor: Roberto Almeida e JF Diório enviados especiais

Fonte: Estadão Online - http://migre.me/jIYd



Conheça os objetivos da expedição nas entranhas da Terra Indígena Vale do Javari, oeste do Amazonas

São Paulo - Um sobrevoo realizado em julho deste ano pela Funai constatou o aparecimento de uma grande clareira próxima ao rio Boia, nas entranhas da Terra Indígena Vale do Javari, oeste do Amazonas. Quem a fez? Por quê? Quais foram os vestígios deixados?

A área é habitada por índios isolados, nunca contactados. São tribos com população estimada de 200 a 300 integrantes sem etnia definida, sem idioma conhecido. Sabe-se apenas de suas movimentações pela mata fechada por meio de imagens feitas por satélite e por relatos de índios ticunas, que afirmam ter visto traços de presença humana às margens do rio.

Para confirmar a existência da tribo, a Funai lançou no dia 1 de dezembro uma nova expedição da Frente Etno-Ambiental Vale do Javari, comandada pelo indigenista Rieli Franciscato. Serão percorridos mais de mil quilômetros pelos rios Solimões, Jutaí e Boia até chegar à área dos isolados, nunca investigada pela Funai.

A partir daí, serão feitas incursões de até 20 dias dentro da floresta para reconhecer vestígios dessa população misteriosa.

Não será feito contato. O objetivo é confirmar as referências do sobrevoo, das imagens do satélite e dos relatos dos ticunas para entender quem são e o que fazem esses índios isolados. As informações colhidas na incursão devem ajudar a protegê-los dos avanços de pescadores, garimpeiros e madeireiros pelo Vale do Javari.

A expedição, com duração mínima de 45 dias, será acompanhada pelo repórter Roberto Almeida e pelo repórter-fotográfico J.F. Diório, que embarcaram entre índios e mateiros no barco Kukahã, em Tabatinga, cidade da tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia.

Com paradas previstas nos municípios São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins e Jutaí, eles relatarão a situação dos índios já contactados do Vale do Javari. E com a incursão na floresta, apresentarão a situação da tribo desconhecida do rio Boia.

Por que fizeram a clareira? Quais foram os vestígios deixados? E o mais importante: eles estão ameaçados?

A reportagem contém o mapa da expedição.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.