De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Tembé dão prazo para desocupação de reserva indígena

20/05/2003

Fonte: O Liberal-Belém-PA



A Polícia Federal terá 20 dias, a partir de hoje, para retirar as famílias de colonos da Vila de Bacaba, ocupação ilegal dentro da reserva indígena do Alto Rio Guamá. O prazo foi dado ontem pela comissão de índios Tembé reunida com representantes da Procuradoria Geral da República, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Fundação Nacional do Índio (Funai), para resolver o impasse que originou um conflito na semana passada, quando funcionários da Funai foram feitos reféns por dois dias.

Hoje, em reunião, a partir das 8 horas, na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, entre o superintendente Geraldo Araújo, agentes da corporação e técnicos da Fundação Nacional do Índio (Funai), serão definidos os meios e a data de execução da proposta de retirada dos posseiros da reserva dos Tembés.

Ontem à tarde, os representantes da PF, Funai e do Ministério Público Federal chegaram a se reunir na sede do MPF, sem a presença do superintendente que não pôde comparecer ao encontro por motivos de força maior. Desse modo, o encaminhamento sobre quantos agentes e viaturas da Polícia Federal serão utilizados para dar cobertura ao trabalho dos técnicos da Funai nas terras dos Tembés ficou para a manhã de hoje.

Os índios queriam a retirada imediata dos colonos, já que a Justiça garantiu o direito de reintegração de posse no ano passado, a partir de uma ação impetrada pela Procuradoria Geral da República. Mas foram convencidos a dar tempo para que se organizasse uma operação conjunta entre Ministério Público Federal, Polícia Federal, Funai, Incra e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com novas notificações às famílias que estão na área. Em contrapartida, receberam a garantia de que a Polícia Federal e a Funai mandarão reforços ainda esta semana para a região, para evitar conflitos entre índios e colonos. Segundo as lideranças Tembé no Alto Rio Guamá e representantes da Funai, os índios estão sendo ameaçados constantemente pelos invasores da reserva e as quatro crianças que freqüentam a escola em Capitão Poço estão impedidas de ir às aulas por conta de uma tentativa de seqüestro na última semana.

Se o acordo não for cumprido, os índios afirmam que estão preparados para ações radicais também na área do Gurupi. Antenor Bastos, um dos representantes da Funai de Brasília chamado para a negociação, afirmou que o órgão cumprirá a promessa feita na reunião para a liberação dos reféns, de que acharia uma solução para o problema, resultante de um conflito fundiário que já dura mais de 40 anos.

Enquanto o Ministério Público e a Polícia Federal se mobilizam para fazer cumprir o mandato de reintegração de posse, representantes do Funai e do Ibama sentarão para discutir uma ação conjunta na reserva.

O Incra começará na segunda-feira uma ação de recadastramento dos clientes da Reforma Agrária em todo o Estado e dará prioridade à reserva do Alto Rio Guamá. A partir daí, poderá negociar a transferência para áreas de assentamento das famílias que estiverem cadastradas no programa de reforma agrária. "Nós já temos uma relação de áreas onde talvez seja possível fazer o assentamento das famílias de Bacaba, mas vamos precisar de cerca de 20 dias para fazer a vistoria das áreas", explicou o superintendente do Incra no Pará, Roberto Faro.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.