De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Core/TO inicia vacinação contra Influenza A (H1N1) para indígena

09/03/2010

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=177




A Coordenação Regional da Funasa no Tocantins iniciou ontem (8), se estendendo até o dia 19, a estratégia de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) para população indígena e profissionais de saúde.

O objetivo é reduzir o risco de expansão de transmissão do vírus da Influenza A (H1N1) nesta população.

A meta segundo, segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena de Tocantins (Dsei/TO), é vacinar 9.632 indígenas das etnias Apinajé, Krahô, Krahô Kanela, Karajá, Javaé e Xerente, distribuídas em 126 aldeias.

Cerca de 460 pessoas entre profissionais de saúde, motoristas, caciques, lideranças indígenas foram mobilizados e estarão envolvidos na ação. A vacina deverá ser feita em toda população indígena aldeada a partir do seis meses, priorizando as gestantes.

O coordenador Regional, José Inácio da Silva Filho participou da abertura da ação que aconteceu hoje (9), na aldeia Salto, da etnia Xerente, localizada no município de Tocantínia, onde destacou o empenho do Governo Federal e da Funasa em trazer benefícios para melhoria da saúde dos povos indígenas, e na oportunidade pediu todos o esforço das lideranças e da comunidade indígena em estarem focados na vacinação para o sucesso da ação.

A Funasa, desde início da pandemia em 2009, por meio do Departamento de Saúde Indígena (Desai) vem monitorando a situação epidemiológica de transmissão do vírus entre as populações indígenas em todo o Brasil que intensificará com a vacinação.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.