De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

ONG denuncia à ONU descaso com índios

19/03/2010

Fonte: OESP, Nacional, p. A13



ONG denuncia à ONU descaso com índios

Jamil Chade
Correspondente Genebra

Membros das tribos guaranis no Brasil estariam vivendo uma das piores situações de direitos humanos de um grupo indígena no hemisfério ocidental. A denúncia foi apresentada ontem à ONU pela Survival International. A ONG pediu à entidade que tome medidas para forçar o País a dar solução para o problema.
Pela acusação, entregue em Genebra, a expectativa de vida de um guarani hoje seria de 20 anos. A denúncia sustenta que o governo não adota medidas para garantir os direitos indígenas.
Desnutrição, alta taxa de suicídio, violência e falta de acesso às terras são os principais problemas. O documento ainda aponta a demora da União em promover a demarcação de terras. "O relatório expõe a situação terrível em que vivem os índios guaranis no Brasil. Se uma ação não for tomada pelo governo, muitos outros morrerão", afirmou o diretor da ONG, Stephen Corry.
Em nota, a Funai disse ontem que as demarcações das terras indígenas no Mato Grosso do Sul são paralisadas na Justiça "por grupos econômicos e políticos locais". Do outro lado, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, Eduardo Riedel, que tem recorrido à Justiça contra as demarcações, afirma que as ações visam sobretudo defender o direito à propriedade, assegurado na Constituição.

Colaborou Roldão Arruda

OESP, 19/03/2010, Nacional, p. A13
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.