De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Indígenas Karajá realizam apresentação cultural no 6 Salão do livro

25/03/2010

Fonte: Jornal O Girassol - http://www.ogirassol.com.br



Indígenas do povo Karajá participarão às 14h30 desta sexta-feira, 26, da programação do 6 Salão do Livro do Tocantins. Os indígenas realizarão, no Auditório Central do evento, apresentação cultural com dança típica do povo Karajá intitulada Hetohoky. A iniciativa da apresentação é da Coordenação Indígena, da Secretaria da Cidadania e Justiça.

Segundo o assessor para assuntos indígena da Seciju, Koralue Karajá, a dança Hetohoky é uma dança do povo Karajá que representa a passagem do indígena criança para a fase adulta.

A apresentação cultural é resultado do "projeto de cantos e danças do povo Karajá" de autoria da Coordenação Indígena, da Secretaria da Cidadania e Justiça. O objetivo do projeto é levar as expressões de canto e dança no sentido de mostrar a cultura Karajá para a população em geral.

O projeto objetiva também preservar as idéias das crenças, costumes, artes, linguagem, moral e direito, reconhecendo e promovendo as formas de manifestações culturais legítimas. (Informações da Ascom/Seciju)

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%ADcias&idnoticia=13690
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.