De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios e produtores buscam apoio de Lula

26/03/2010

Autor: Ana Cristina Oliveira e Jonildo Glória

Fonte: A Tarde (BA) - http://www.atarde.com.br/



Os índios das aldeias tupinambás, no sul da Bahia, se mobilizam para reivindicar nesta sexta-feira, 26, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a demarcação da área onde estão situadas as aldeias. A área vai do aprazível sítio turístico de Olivença, em Ilhéus, passa pelo município de Una e termina nas terras férteis de Buerarema.

O conflito transformou a região num barril de pólvora culminando na prisão de Rosivaldo Ferreira da Silva, de 35 anos, o Cacique Babau. Nos últimos meses ocorreram invasões de propriedade privada, ameaça, agressões que resultaram em vários inquéritos na Polícia Federal, em Ilhéus. "Os fazendeiros e o setor de hotéis são contrários, e o clima está cada vez mais tenso", afirma a cacique Jamapoty.

Protestos - O presidente desembarcou, na quinta-feira, à noite, no aeroporto de Ilhéus e vai à Itabuna inaugurar o primeiro trecho do Gasene - Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste, que tem 1.387 km de extensão e interliga as malhas das duas regiões do País. O gasoduto conduzirá para o Nordeste o gás natural produzido nas bacias do Sudeste.

Nesta sexta, o presidente Lula deverá ser recepcionado com um protesto que envolve não só os índios tupinambás, mas também cacauicultores e produtores rurais. Cada um dos grupos tem razões diferentes para chamar a atenção do presidente e comitiva.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde desta sexta, 26, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=2213872
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.