De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas divergem opiniões sobre nova Secretaria de Saúde

27/03/2010

Fonte: Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com




BOA VISTA - Uma medida provisória do governo Federal criou,nesta semana, a Secretaria Nacional de Políticas de Saúde para os Índios. Com a nova instituição, a Funasa, a atual responsável pela saúde indígena, mudará a estrutura de atendimento de saúde, em áreas distritais, em Roraima.

A Sociedade dos Índios do Norte de Roraima (Sodiur) é contra a criação da nova Secretaria. A entidade acredita que a proposta não passa de uma jogada política.

- Como é tempo de eleições o governo Federal criou essa Secretaria para prejudicar ou convencer os índios. Por que não foi criada antes do ano eleitoral? -, indaga o secretário geral da Sodiur, Abel Barbosa.

Para o Conselho Indígena de Roraima (Cir), a criação é uma conquista, devido ao fato de mudar a autonomia dos Distritos de Saúde.

- Os conselheiros passam a participar, ativamente, nas ações da saúde indígena. E, desta forma, liga as entidades representantes dos índios, direto com a nova Secretaria -, afirma o coordenador do Cir, Júlio Macuxi.

Com a criação da Secretaria Nacional de Políticas de Saúde para os Índios, a Funasa acredita que, isso não vai prejudicar o atendimento nas áreas indígenas. As transições burocráticas daquela instituição para a nova Secretaria, serão organizadas em um cronograma, para futura discussão.

- Será necessário um estudo de um modelo de transição de Secretaria. Mas por enquanto, os atendimentos ainda serão feitos nas reservas, até o final do ano -, destaca o coordenador da Funasa-RR, Marcelo Lopes.

Depois da mudança, a Funasa atuará apenas em saneamento básico, em cidades com populações de até 50 mil habitantes.(MM)

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=102667
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.